MV SANTOS
 
...

Tipos de buchas: saiba como escolher a opção ideal


Habitualmente, escolhe o tipo de bucha a ser usada com base no tamanho do parafuso, certo? Normalmente, essa é a lógica padrão adotada, mas ela é muito simplista! Isso porque existem no mercado vários tipos de buchas, sendo que cada um deles foi desenhado para um material e uma finalidade específica. Quando aplica a bucha perfeita para o projeto, também garante mais segurança e maior durabilidade à instalação.

Primeiro avalie o local de fixação da bucha, a base de ancoragem. Geralmente, os diferentes tipos de buchas podem ser fixados em:
- Tijolo oco ou bloco de concreto; 
- Betão ou tijolo maciço;
- Divisórias em geral; 
- Forro de gesso;
- Drywall. 

Depois, identifique a carga máxima que será suportada pela bucha de fixação. Sabendo qual será a base de ancoragem da bucha e a dimensão do objeto a ser fixado, pode escolher o tipo de bucha mais indicado para  a instalação. 
Só dessa forma será possível garantir a qualidade e a segurança do projeto. 

Tipos de buchas e suas aplicações

1. Buchas S
Este é o tipo mais comum, sendo ideal para uso em paredes de betão, alvenaria, tijolo maciço e placas pré-moldadas. No mercado, as peças são encontradas em dois formatos: com e sem aba. A aba é uma espécie de anel que limita a entrada da bucha na parede, evitando que ela se desvie do furo já feito.
Para usar este tipo de bucha, o ideal é fazer o furo na parede seguindo a especificação indicada na base da bucha. Se na bucha constar o número 8, use a broca de 8mm para perfurar a parede. Feito isso, coloque a bucha e aperte o parafuso até que esteja bem fixo.

2. Buchas de Nylon
As buchas de nylon destacam-se, principalmente, pela alta durabilidade. Quando comparadas com as buchas de plástico, elas são mais resistentes, sendo capazes de suportar mais peso.
Por conta da resistência a variáveis como o envelhecimento, a oxidação e influências climáticas, as buchas de nylon são indicadas para fixação numa superfície oca, por exemplo, ou em uma rede de tijolos com disposição.
Elas garantem melhor performance e mais segurança nas instalações.

3. Bucha Universal
Semelhante à bucha de nylon, a bucha universal pode ser aplicada em paredes construídas com materiais sólidos, ocos e de painel. Deste modo, essa é a escolha perfeita para materiais de base de ancoragem desconhecida ou mesmo para os seus momentos de dúvida. Se não souber qual tipo de bucha usar, a universal pode ser a melhor opção. 

4. Buchas FU
Entre os tipos de buchas, este é o modelo aplicado em paredes com espessura superior a 6mm. O seu uso é recomendado para furações feitas em tijolos vazados, perfurados ou maciços, em concretos ou concretos celulares, em placas de gesso acartonado.
Normalmente, as buchas FU são usadas para instalação de trilhos de cortinas, prateleiras e toalheiros. 

5. Buchas de Expansão
Este é um modelo que se destaca, especialmente, porque o parafuso é pré-montado na bucha. 
Dentre todos os tipos de buchas, esse é o mais indicado para uso em paredes de drywall, forros de gesso, divisórias em geral e placas de fibra.
Para instalar a bucha de expansão, o passo a passo é simples: basta realizar o furo, colocar a bucha e apertar o parafuso. 
Com esse aperto do parafuso, as abas da bucha expandem-se assegurando a correta fixação na parede.

6. Bucha Metálica Expansiva
Esse é um dos tipos de bucha mais resistentes. Comumente aplicada em divisórias, a bucha metálica expansiva oferece fácil manuseio. Por isso, é perfeita para uso em tetos de gesso, chapas em arco, placas de fibras prensadas ou aglomeradas, placas de gesso com fibras e placas maciças. 

7. Bucha para Drywall
Como o dry-wall é uma alternativa de construção a seco, esse é um dos tipos de bucha mais importantes, já que assegura o suporte do peso nas paredes.
São três os tipos de buchas para drywall mais conhecidos:
- Bucha-parafuso: suporta até 15 kg
- Bucha de expansão: suporta até 30 kg
- Bucha basculante: pode aguentar até 50 kg
Além de serem aplicadas no drywall, estes três tipos de buchas também podem ser usados nas paredes de gesso.

Fonte: https://blog.tocaobra.com.br/tipos-de-buchashttps://blog.tocaobra.com.br/tipos-de-buchas/

2020-03-01

Tags: construçãoparafusosbuchastipos de buchas