MV SANTOS
 
...

Proteger as madeiras para lhes prolongar a vida


O verniz é um produto tão utilizado em mobiliário de madeira, que mesmo quem não sabe exatamente para que serve, já ouviu falar dele. Este artigo vai tirar as dúvidas de quem não entende nada de verniz, mas precisa aplicá-lo em móveis de algum ambiente da casa. Também vai esclarecer questões importantes para quem já tem uma ideia sobre o seu uso na decoração de ambientes como salas de estar e jantar. Conheça agora os principais tipos de verniz para madeira do mercado e as diferenças entre stain, diluente e seladora.

Começando pelo básico, para que não haja dúvidas, o verniz é um produto líquido utilizado para dar acabamento e proteção à madeira. Ele é chamado de acabamento de poro fechado, pois cria uma película protetora sobre a madeira.

Embora o verniz seja quase sempre utilizado na madeira, existem tipos específicos para aplicação no concreto, mas a partir de agora você vai conhecer mais detalhes sobre os tipos específicos para madeira.

Existem três tipos de verniz. O verniz fosco, que não confere nenhum brilho à peça; o acetinado, que confere um brilho discreto à peça; e o brilhante ou alto brilho, que deixa a peça com um destaque maior. 

Entre esses tipos de verniz para a madeira, há variações de acordo com o tipo de peça e o local da aplicação, se é externo ou interno. Conheça no próximo tópico.

​Como se faz a aplicação do verniz para madeira?

A regra básica para a aplicação de qualquer tipo de verniz é que a madeira precisa ser lixada primeiro. Assim, removem-se quaisquer produtos ou folículos para que o verniz consiga cumprir com o seu papel de selador, protetor ou tonalizante. Inclusive, quando precisar fazer a manutenção da peça já envernizada, vai precisar lixá=la também para remover o verniz antigo.

A aplicação do verniz pode ser feita com o pincel, com o rolo, com uma pistola e também existe uma ferramenta chamada boneca. Tem esse nome porque trata-se de um pano com enchimento, lembrando o processo feito antigamente para confeccionar bonecas de pano.

Essa boneca é um método utilizado para evitar que a madeira fique com as marcas do pincel ou do rolo. Se o aplicador não tiver prática, até com a pistola podem ficar marcas. Para fazer uma boneca, você vai precisar apenas de um pedaço de malha de algodão e um chumaço de estopa.

O tamanho da malha e do chumaço vai depender da área em que você vai aplicar o verniz. Então, só precisa colocar o chumaço em forma de uma bola no centro da malha e fazer uma trouxinha, prendendo com um elástico. Deve ficar bem firme.

Depois é só molhar um pouco de verniz na trouxinha, apenas na ponta, e ir aplicando na peça, fazendo o mesmo movimento do pincel ou do rolo. As dicas de diluição e as demãos necessárias são as que você viu no tópico anterior.

Fonte: https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/5882995/conheca-os-principais-tipos-de-verniz-e-dicas-para-utilizacao-em-madeira

2021-01-20

Tags: madeirasconservaçãovernizbricolage