MV SANTOS
 
...

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) criou uma plataforma com o intuito de apoiar a renovação sustentável de edifícios históricos.

‘PAS2020’ é o nome do projeto pan-europeu financiado pelo EIT Climate-KIC que juntou investigadores especialistas em reabilitação de edifícios e eficiência energética de Portugal, Eslovénia e Holanda, na criação de uma plataforma online - o “Green Menu” – que tem como principal objetivo tornar o processo de renovação de edifícios “em algo mais simples, atraente e escalável”.

“Nesta extensa one stop shop de eficiência energética, os proprietários de casas em Portugal, na Eslovénia e na Holanda podem encontrar informações relevantes sobre como tornar as habitações mais sustentáveis, incluindo soluções técnicas, oportunidades financeiras e regulamentação sobre património local”, lê-se no comunicado divulgado pela faculdade.

Na plataforma é também possível aceder a ferramentas de cálculo de fácil utilização, e encontrar informações relevantes sobre oportunidades de renovação.

“Sabemos que a melhoria da eficiência energética nos edifícios é fundamental para os esforços globais de mitigação das alterações climáticas e a manutenção do aumento de temperatura abaixo de 1,5 graus Celsius”, referiu o investigador da FCT NOVA João Pedro Gouveia.

“A atual crise pandémica veio também reforçar a importância de se investir na resiliência dos sistemas socioeconómicos e em estilos de vida saudáveis. A renovação de edifícios é uma medida essencial identificada pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu, sendo uma iniciativa essencial para atingir as metas de energia e clima europeias e globais”, explicou o investigador.


O ‘Green Menu’ (na versão portuguesa intitulado de ‘Menu de Renovação Verde’) traduz-se numa ferramenta útil sobretudo para proprietários de habitações mais vulneráveis e edifícios mais antigos. Os edifícios construídos antes de 1945 representam entre 10 a 30 por cento do parque edificado, dependendo do país em questão.

“Com uma reabilitação particularmente complexa, torna-se difícil para o cidadão comum encontrar informações específicas e detalhadas que se encontram dispersas por várias entidades. Esta plataforma gratuita reúne num único local toda a informação sobre medidas sustentáveis, instrumentos financeiros e regulamentação”, lê-se ainda no comunicado.

O projeto resulta de uma colaboração entre o CENSE - Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, do E-Zavod - Institute for Comprehensive Development Solutions, na Eslovénia, e do De Groene Grachten, Holanda.

 

Fonte: www.construcaomagazine.pt